Na hora de enviar um currículo, principalmente quanto ao direcionamento das informações presentes nele. De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), que já teve como presidente o ouvidor do CRA-RJ, Adm. Abílio Thomaz de Freitas, as chances de ser escolhido para uma entrevista e fases posteriores são maiores quando o currículo é focado na vaga de interesse. Ou seja, é preciso adaptá-lo para cada situação.
De acordo com especialistas, o currículo é a chave que abrirá, ou não, a porta de entrada para um primeiro contato com as organizações, isto significa que ele é o responsável pela primeira impressão causada no agente de recrutamento. Neste caso, as informações apresentadas formam a vitrine do candidato, cuja função é vendê-lo, além de vender a ideia de que o candidato apresentado poderá agregar suas habilidades à empresa em questão.
Alguns pontos são fundamentais como, por exemplo, dados pessoais, objetivos e área de atuação, resumo de qualificações, escolaridade, cursos extracurriculares, incluindo línguas estrangeiras e grau de domínio de cada uma. É necessário, no entanto, definir um perfil para cada intenção e personalizar ao máximo possível.
Seguindo os conselhos dos especialistas em RH, o candidato que tem mais constância na carreira e está em busca de uma recolocação em determinado cargo, deve destacar o histórico na carreira. Aqueles que têm vasta experiência, mas ficaram pouco tempo em cada empresa, precisam dar mais destaque às qualificações. Se, no entanto, o candidato deseja uma vaga específica em determinada empresa, existe a necessidade de disponibilizar informações relevantes ao cargo pretendido.
Fonte: O Globo